Neste artigo vou listar 7 passos simples para você aprender a Tocar Guitarra de uma maneira rápida e fácil e te darei ainda um presente especial no final do texto!

1 – Usar as pontas dos dedos ou a palheta para ferir as cordas da guitarra?

Esta é uma dúvida frequente de quem está iniciando nos estudos da guitarra, se deve usar apenas a ponta dos dedos para dedilhar as cordas da guitarra ou usar apenas a palheta.

Esta é uma opção bastante pessoal, e cada estudante irá se adaptar de maneira mais adequada ao seu gosto e estilo, mais nada impede que a pessoa pratique os exercícios apenas com a pontas dos dedos ou somente com a palheta, e isso vai à critério de cada estudante, escolher a melhor maneira. As duas maneiras estão corretas.

2 – Como usar a palheta para tocar as cordas da guitarra?

Se o iniciante optar por usar apenas a palheta, o mesmo deverá praticar os exercícios ferindo as cordas da guitarra alternadamente, e nunca ficar repetindo a palhetada no mesmo sentido.

Quando a pessoa usa a palheta alternadamente, a possibilidade de tocar mais rápido e com mais precisão se torna maior.

O toque também com a palheta fazendo a alternância, existe a economia de movimentos e também a facilidade na desenvoltura da técnica instrumental.

3 – Aprendendo a primeira escala na guitarra.

Nesta terceira dica incentivamos que o iniciante aprenda a primeira escala somente de uma oitava e com todas as notas presas, desta maneira irá conseguir correr o braço do instrumento para cima e para baixo com facilidade, passando por várias tonalidades diferentes.

Quando se toca uma escala utilizando também a corda solta, o estudante fica sem a possibilidade de transportar esta escala devido a esta corda solta, mas quando todas as cordas estão presas, não terá este tipo de problema.

4 –  Aprendendo os primeiros acordes na guitarra?

Para quem está iniciando nos estudos da guitarra,incentivamos que aprenda acordes simples inicialmente, como por exemplo: o acorde de Dó maior ©,o Acorde de Lá menor (Am), o acorde de Mi menor (Em), o Acorde de Ré menor (Dm),o Acorde de Sol maior (G), o Acorde de Ré maior (D), o acorde de Lá Maior (A), para somente depois de ter dominado estes acordes, o iniciante irá começar a estudar os acordes usando a Pestana.

Quando o aluno começar a praticar a famosa Pestana, deverá primeiro: usar somente o dedo 1 da mão esquerda até conseguir tirar som do instrumento, para depois ir adicionando o dedo 2 dedo 3 e o dedo 4 a este acorde com pestana.

5 – Tempo de estudos diários para quem estar iniciando.

Muitos iniciantes nos estudos da guitarra ou de qualquer outro instrumento musical, acham que deverá tocar horas e horas todos os dias, e isso não é uma verdade absoluta.

Para ter um bom aproveitamento nos estudos e conseguir uma boa evolução mais rápida, não é preciso estudar várias horas todos os dias, e sim alguns minutos diariamente, observando cada exercício, se os mesmos estão sendo executados de maneira correta, isso é que irá definir o sucesso no aprendizado.

6 – Quais as melhores músicas para aprender inicialmente?

As melhores músicas para começar a montar um repertório musical, são as músicas folclóricas, devido as mesmas serem mais conhecidas e de fácil execução no instrumento, que no caso é a guitarra.

O estudante deverá estudar música repetidamente, até ter o seu completo domínio, para somente depois passar a próxima música, isso ajudará bastante no desenvolvimento musical e instrumental.

7 – Harmonia e improvisação utilizando a guitarra.

Fazer improvisação é uma das melhores coisas para o desenvolvimento técnico musical do iniciante na guitarra e também em outros instrumentos musicais.
Quando estiver tocando a escala de uma oitava, procure estudar a mesma misturando as notas, desta maneira estará tocando intervalos diferentes e criando melodias e frases que o ajudará na educação do ouvido musical.

Meu presente especial para você que chegou até aqui!

Baixe Grátis este Ebook
Um ebook (livro digital) inspirador e cheio de dicas que vão te abrir a mente para o universo da guitarra.