Neste vídeo o Peter aborda algumas tendências do mercado digital que serão relevantes em 2023. A primeira delas é o investimento crescente das empresas em marketing digital, o que levará a um recorde de empresas indo para a internet. Bill Gates é citado como tendo dito que em alguns anos existirão apenas duas categorias de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios. Isso abre oportunidades para ganhar dinheiro na internet, como na carreira de gestor de tráfego para negócios locais. Essa profissão consiste em criar anúncios online nas redes sociais para negócios locais que estão entrando na internet. Isso é simples e não requer estratégias avançadas de segmentação, pois basta criar anúncios localizados para pessoas na região do negócio. O potencial de ganhos é significativo e a carreira é muito requisitada, permitindo conciliar três ou quatro clientes sem muita dificuldade. O site talent.com mostra que as vagas para gestores de tráfego anualmente no Brasil podem pagar de 2 a 3.500 por mês.

A segunda tendência é o posicionamento de marca no digital, que será um grande diferencial para os negócios de influência. As pessoas compram das marcas que gostam, confiam e se relacionam, e a profissão de social media será cada vez mais valorizada. Isso significa que as empresas precisarão de profissionais para gerenciar sua presença online e criar conexões significativas com seus públicos. O texto enfatiza a importância de posicionar bem a marca no ambiente digital para que os consumidores possam encontrá-la facilmente e criar uma relação de confiança com a empresa. Ambas as tendências destacam a importância do marketing digital para o sucesso das empresas na era digital.

O vídeo discute ainda duas tendências em termos de oportunidades de carreira nas redes sociais para 2023: a profissão de “social mídia” e a de “editor de vídeo”. O “social mídia” é responsável por gerenciar as redes sociais de marcas e pessoas, criando postagens, enquetes, notícias e interagindo com o público para gerar engajamento. O texto afirma que existem mais de 77 mil vagas para essa profissão e que é possível ganhar em média R$ 2.000 por projeto, com a possibilidade de ter vários projetos/clientes e até mesmo escalar o negócio. Já a profissão de “editor de vídeo” tem como foco a criação de vídeos curtos para redes sociais, uma tendência em alta. O texto afirma que os vídeos têm mais potencial de viralização e que a edição é simples e rápida, com possibilidade de ganhos ilimitados. As vagas para essa profissão pagam em média R$ 2.600, com a possibilidade de ter vários clientes comprando um pacote de vídeos curtos. O texto ressalta que ambas as profissões têm muitas oportunidades e que a demanda por elas está aumentando, especialmente em um cenário em que as redes sociais se tornam cada vez mais importantes para empresas e marcas.

Outra tendência é a venda de conhecimento, que consiste em oferecer cursos online, e-books, guias e consultorias, por exemplo, ensinando habilidades diversas. Com a plataforma Hotmart, é possível criar um produto digital e vendê-lo online, obtendo a renda diretamente na conta bancária. Outra tendência destacada é a do tráfego orgânico, ou seja, a capacidade de gerar audiência para o conteúdo, sendo uma habilidade procurada pelas empresas. É citado também o especialista em SEO, que ajuda a otimizar o conteúdo para a busca em mecanismos de pesquisa, com destaque para o YouTube, que é o segundo maior buscador da internet e pode trazer muito destaque e visibilidade para as marcas e empresas que souberem trabalhar essa ferramenta. O autor ainda cita alguns exemplos de como é possível começar a vender conhecimento, inclusive usando tutoriais disponíveis no YouTube, e menciona o potencial de ganho no mercado, que pode chegar a valores milionários.