As Unhas desempenham um papel importante nas extremidades dos pés e das mãos e a queratina endurecida na sua composição, protegem os dedos de lesões e pressões.
Com certeza pelo menos uma vez na vida você já ouviu falar em micose, ou até mesmo já teve alguma. Ela é uma infecção de pele causada por um fungo que se alimenta das células mortas da pele e que por isso pode causar dores e deixar uma aparência desagradável.
É muito comum de ter micose na pele após ir à praia, pois a pele fica diretamente em contato com a areia que pode ter esses fungos e quanto menos saudável estiver a sua pele, mais ela estará propensa a ter essa infecção. Porém, não é apenas na pele que a micose pode surgir, ela pode afetar também as unhas.
Como qualquer outro tecido do nosso corpo, as unhas também estão sujeitas a infecções que provocam desconforto e esteticamente deixam a unha com um aspecto desagradável. Uma das causas mais prováveis para isso é a presença de fungos nas unhas.
Os fungos nas unhas afetam atualmente cerca de 30% da população mundial. Raramente afeta crianças, devido a boa circulação sanguínea e ao rápido crescimento da unha, que dificulta o desenvolvimento dos fungos.
Os fungos que se proliferam nas unhas dão origem a uma infecção conhecida como onicomicose (micose das unhas).
Como evitar a micose nas unhas?
Além de ser bastante incômoda, a onicomicose pode provocar descoloração, descamação e enfraquecimento das unhas. Para evitar o problema, é essencial manter as unhas das mãos e dos pés sempre limpas e secas, pois a umidade favorece o aparecimento e o desenvolvimento dos fungos.
Os fungos nas unhas geralmente afetam mais as unhas dos pés comparativamente com as das mãos e o risco de desenvolvimento desta doença aumenta com a idade.
Os sintomas podem ser:
- A espessura da unha fica mais grossa;
- A cor da unha também muda, fica esbranquiçada, às vezes amarelada e até num tom acastanhado;
- Um cheiro mais forte também pode surgir nas unhas infectadas;
- A unha fica descolada do dedo e, quando se mexe nela, parece que se solta com facilidade;
- O contorno da unha fica inflamado e dorido. Além disso, acontece uma alteração no formato, que cresce ondulada e com bastante relevo;
- Manchas brancas surgem na superfície da unha.
Como tratar uma infecção fúngica nas unhas?
O tratamento para unhas com fungos passa pela aplicação de medicação anti-fúngica que necessita de ter a capacidade de penetrar no tecido das unhas para eliminar totalmente os fungos.
O tratamento com medicação oral revela-se eficaz para as situações de fungos, mas como qualquer medicação oral podem ter efeitos colaterais para alguns tipos de pacientes. Um tratamento mais inovador e eficaz para infecções fúngicas das unhas é a aplicação de laser.
O sucesso e rapidez no tratamento das infecções fúngicas dependem das condições em que se encontram desde a altura em que são diagnosticadas.
São altamente tratáveis por isso evite a presença de fungos que tornam as unhas feias e frágeis.
Para prevenir a infecção fúngica deve proteger sempre os pés do contato direto com o solo em piscinas, duchas e vestuários, usando chinelos nestes locais.
Além disso, tente sempre manter os pés secos utilizando calçado transpirável e meias que absorvam o suor, especialmente em climas quentes.
O tratamento da infecção por fungos nas unhas pode durar muito tempo e por isso é necessário alguns cuidados para evitar a infecção das unhas saudáveis:
- Lave sempre as mãos após tocar na unha infectada;
- Desinfecte as ferramentas utilizadas para a pedicure;
- Não utilize verniz ou unhas postiças porque elas contribuem para o crescimento e propagação dos fungos.
- Para tratar a infecção leve das unhas pode utilizar produtos que criem um ambiente desfavorável para os fungos, eliminando o problema e prevenindo a propagação da infecção.
Fungos nas Unhas Tratamento Caseiro
1 — Coloque água morna, vinagre e bicarbonato de sódio numa bacia.
Tome um banho normal e lave bem os pés, seque bem os pés e coloque-os na bacia.
Deixe-os uns vinte minutos de molho e tente fazê-lo todos os dias. Verá que em duas semanas os fungos começarão a desaparecer.
2 — Coloque vinagre numa tigela grande e misture-o em parte igual de água quente. Deixe o pé de molho na solução durante meia hora uma ou duas vezes ao dia.
Tente aplicar o vinagre nas áreas afetadas.
Quanto maior a exposição da infecção ao vinagre, melhores serão os resultados.
Uma melhora visível deverá surgir em uma ou duas semanas.
Dicas para prevenção de Micoses nas Unhas
Dê atenção especial as unhas pelo menos uma vez na semana. As unhas quebradas, estragadas, sujas e sem cuidados aumentam a possibilidade de desenvolvimento de fungos causando a infecção e micose.
Tente manter os pés sempre secos e frescos. Os fungos adoram ambientes quentes e úmidos.
Evite os calçados fechados durante muito tempo. Em casa, ande de chinelo para o pé respirar.
Elimine os sapatos apertados do seu armário, a pressão exercida nos dedos causada pelos saltos altos ou sapatos de bico fino também machucam as unhas e não as deixam confortáveis, favorecendo o desenvolvimento dos fungos.
Compreenda que a batalha contra os fungos pode ser demorada, afinal não se acaba com uma colônia de fungos do dia para a noite… O importante é que você Não Interrompa o Tratamento para garantir os melhores resultados.
ATENÇÃO: Se você sofre de Diabetes, consulte um dermatologista antes de tomar qualquer ação a respeito dos fungos nas unhas.
Veja também: http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/v/saiba-como-acabar-com-os-fungos-nas-unhas/4544876/