A Garcínia Cambogia é uma planta que tem origem nas florestas do Camboja, sul da África e Polinésia. Usada como um inibidor de apetite natural, a Garcínia Cambogia contém em sua casca ácido hidroxicítrico (HCA), uma substância capaz de atuar no metabolismo de gorduras e carboidratos, e que também está relacionada com a inibição do apetite.

O que é Garcínia Cambogia e para que serve?

A Garcínia Cambogia é utilizada principalmente para ajudar no emagrecimento, tornando-se uma alternativa natural a medicamentos que tem efeitos colaterais indesejáveis sobre o sistema nervoso central. Mas além de emagrecer, o extrato seco de Garcínia Cambogia ainda pode atuar como protetor do estômago e do fígado.

Um estudo publicado no periódico Phytotherapy Research demonstrou que o extrato seco de Garcínia Cambogia é capaz de diminuir a acidez e aumentar a defesa da mucosa da região do estômago, justificando assim a sua utilização na prevenção de úlceras. Um artigo de revisão de 2011 também mostrou que a Garcínia Cambogia oferece proteção contra substâncias que agridem o fígado, como o álcool por exemplo.

Garcínia Cambogia emagrece mesmo?

A Garcínia Camboja tornou-se um popular suplemento para perda de peso, utilizado como inibidor de apetite natural, devido aos efeitos de seu ingrediente ativo: o Ácido Hidroxicítrico (AHC).

O extrato seco de Garcínia Cambogia e o ácido hidroxicítrico estão sendo amplamente estudados com pesquisas científicas, mostrando seus efeitos positivos no emagrecimento. Além do ácido hidroxicítrico, outros constituintes presentes na Garcínia Cambogia também tem ação contra a obesidade. São eles: lactonas hidroxicítricas e fibra pectina.

O resultado de diversas análises mostrou efeitos positivos da Garcínia Cambogia no processo de perda de peso, redução do apetite, porcentagem de gordura corporal e níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos. Isso mostra que a Garcínia Cambogia emagrece mesmo, e com certeza será seu aliado contra a obesidade.

Garcínia Cambogia funciona?

Em 1991, o extrato da fruta dessa planta começou a ser utilizado como auxiliar na redução de peso através de um componente presente chamado de Ácido Hidroxicítrico (AHC), o principal encontrado na pele do fruto. O sucesso dela se dá por causa da sua atuação em mecanismos exclusivamente metabólicos, ou seja, que atuam na redução da absorção de gorduras e também promovem a saciedade.

O AHC apresenta três formas de ação: agente bloqueador de gorduras, direciona calorias para outro destino e redução do apetite. A Garcínia Cambogia tem sido de grande ajuda na promoção da perda de peso.

O ácido hidroxicítrico presente na fruta é capaz de inibir a ação de uma enzima conhecida como ATP citrato-liase (ACLY), fazendo um bloqueio parcial da produção de gorduras no organismo. Além disso, o ácido hidroxicítrico diminui a conversão dos açucares (provenientes dos carboidratos ingeridos) em gordura, estimulando a produção de glicogênio (açúcar estocado no músculo e fígado como forma de energia rápida) e reduzindo o apetite.

Os estudos também mostram que o ácido hidroxicítrico é capaz de aumentar as concentrações de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e saciedade. Dessa forma, a Garcínia Cambogia funciona como um inibidor de apetite natural e eficaz.

Quais os benefícios da Garcínia Cambogia?

O principal benefício do extrato de Garcínia Cambogia é a ajuda a perder peso, graças à sua atuação a nível de metabolismo. No entanto, existem alguns benefícios adicionais como:
– Ajuda a limitar o apetite
– Ajuda a reduzir a ingestão de calorias
– Ajuda a reduzir o estresse e ansiedade
– Melhora a qualidade do sono
– Ajuda a estabilizar os níveis de colesterol

A Garcínia Cambogia é uma forma comprovada para perder peso. É provável que já tenha experimentado diferentes métodos para a perda de peso. Porém, provavelmente o que conseguiu foi perder líquidos e massa muscular. A Garcínia Cambogia, no entanto, permite eliminar a gordura corporal e, ao mesmo tempo, manter a massa muscular.

Como tomar a Garcínia Cambogia?

Não existe um tempo específico para o uso do produto, uma vez que os resultados variam de acordo com o biotipo de cada pessoa. Para alguns os resultados podem ser visíveis a partir de uma semana; já para outros, pode ser necessário esperar até um mês.

No entanto, é importante esclarecer que a Garcínia Cambogia é um suplemento natural, e não de um medicamento, assim os efeitos colaterais sobre o nosso organismo são muito reduzidos.

A Garcínia Cambogia deve ser tomada de forma constante, pelo menos durante 3 ou 4 semanas e antes das principais refeições para que se possam notar seus efeitos. E como em todos os casos de suplementos para a sustentação do controle de peso, os seus efeitos são visíveis no momento em que é ingerido como parte de um programa para a manutenção da saúde, que inclui uma dieta adequada e exercício físico moderado.

Garcínia Cambogia: efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da Garcínia Cambogia ainda são incertos. Alguns estudos científicos demonstram que seu uso prolongado pode ser tóxico para o fígado. No entanto, grande parte dessas pesquisas foram realizadas com animais e o efeito da Garcínia Cambogia será diferente em humanos. Por outro lado, há indícios de que a fruta pode ter efeito protetor no fígado.

Para evitar complicações é indicado seguir rigorosamente as instruções da bula. A Garcínia não é indicada para crianças, lactentes (crianças de 0 a 1 ano) e gestantes.